(0) (0)
[email protected]

Casa nova ou usada?

Casa nova ou usada?

 

As diferenças no Crédito Habitação

 

Quem planeia comprar casa é comum recorrer a financiamento bancário! Será que há diferenças entre pedir um crédito habitação para comprar uma casa usada ou para uma casa nova?

 

A idade da casa não vai influenciar a concessão do empréstimo habitação. Mas o estado do imóvel vai pesar na avaliação bancãria da habitação, o que pode ter efeitos diretos no valor que o banco está disposto a emprestar.

 

Critérios que os bancos têm em conta antes de conceder o crédito habitação

 

Quando vamos pedir um empréstimo habitação, o que o banco vai ter em conta é a avaliação da casa, ou seja, o valor da casa no mercado residencial, que é calculado por um perito avaliador de imóveis. O foco de estar em ter uma avaliação bancária da casa em condições, pois este será o elemento que determinará o valor da casa, independentemente de ser nova ou usada. Na hora de conceder o crédito habitação, o banco vai emprestar até 90% do menor valor entre o preço de mercado e a avaliação da casa.

 

O que é a avaliação bancária da casa?

 

Este processo deve ser sempre levado a cabo por um avaliador de imóveis perito e devidamente qualificado. Para efetuar a avaliação da casa, são tidos em conta diversos elementos no processo tais como: o tamanho da casa, o estado de conservação, a sua localização e a situação no mercado imobiliário no momento da avaliação.

 

Quanto custa a avaliação bancária da casa?

 

O valor cobrado pelo perito avaliador de imóveis varia de entidade para entidade e vai depender ainda da dimensão do estudo da habitação. Em geral, quanto maior for a casa, mais elevado será o valor da avaliação (e vice-versa). Em Portugal, a avaliação de uma casa custa, em média, entre 200 e 300 euros, no entanto este preço pode variar em função das características específicas de cada imóvel.

 

Importância do estado da casa na avaliação

 

O estado de uma construção nova aumentará o seu preço na avaliação. E no caso das casas usadas, o valor da avaliação em muito dependerá do estado de conservação. Ou seja, o estado da casa (seja ele qual for) será refletido na avaliação da casa, um elemento importante para o banco decidir qual é o montante que está disposto a emprestar.

 

Portanto, os bancos não vão decidir se vão conceder um crédito habitação focando-se no facto de a casa ser nova ou antiga. Mas vão, sim, ter em conta o valor que resultar da avaliação bancária dessa habitação.

 

Se precisa de recorrer a crédito fale connosco, estamos aqui para ajudá-lo(a) em todas as fases do processo, sem qualquer custo associado.

 

282 761 694 | 962 349 637 (chamada rede fixa/móvel nacional)

cré[email protected]

 

Resposta Positiva, Lda. | Intermediário de Crédito Vinculado | Registo Banco de Portugal nº 0007178 

 

O nosso website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao utilizar o website, confirma que aceita a utilização de cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.   Saiba mais